Três vantagens de fazer um curso a distância

Três vantagens de fazer um curso a distância

Com uma metodologia moderna e inteligente de estudar, o ensino a distância está revolucionando a educação superior no Brasil. Nos últimos anos, essa modalidade vem crescendo a um ritmo que chega a ser três vezes maior que o modelo presencial. 
São inúmeras opções de cursos, mensalidades mais em conta, ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados, e, principalmente, alta disponibilidade. É possível encontrar cursos a distância em praticamente qualquer lugar do Brasil, mesmo nas localidades mais distantes. 


Flexibilidade


Uma das características que os alunos de ensino a distância mais apreciam é a flexibilidade.


Sem horários e locais fixos para estudar, como acontece nas graduações tradicionais, o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, da forma que achar melhor. Há quem estude de manhã, antes de sair para o trabalho, há quem dê aquela espiada no horário de almoço, ou prefira acessar os conteúdos à noite, na tranquilidade e no silêncio.


Só não vale confundir a flexibilidade com moleza. No EAD, como em qualquer graduação, é preciso bastante dedicação e atenção aos prazos. Os cursos a distância também têm datas para entrega de trabalhos e realização de provas. 


Tranquilidade


A flexibilidade do ensino a distância permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar trabalho e estudos. Uma pesquisa da Educa Insights revela que 87% dos alunos de EAD têm emprego.


O material didático, inclusive as videoaulas, estão disponíveis a todo tempo podendo ser acessados a qualquer momento. Os tutores e professores es estão à disposição para tirar dúvidas e os colegas estão sempre interagindo. 


Economia


As mensalidades de cursos EAD costumam ser mais baratas que na modalidade presencial. Além disso, quem estuda a distância economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar diariamente até a universidade. 


Presença


O endereço da instituição não é determinante, afinal, os cursos a distância estão disponíveis em quase todas as cidades brasileiras. 


Diploma


O diploma emitido por um curso superior a distância vale tanto quanto o de um curso presencial. O que importa é se a instituição e reconhecimento do Ministério da Educação. A informação sobre a modalidade, presencial ou a distância, sequer consta no documento.


Os alunos que se formam no EAD podem usar o diploma para assumi uma vaga que exija mais qualificação, participar de concursos públicos de nível superior ou entrar em uma pós-graduação.